28 de mar. de 2010

Estudantes de moda criam looks com peças feitas de chocolate

 
Os looks comestíveis foram produzidos com a mistura de tecido e chocolate



Inspirados em eventos internacionais estudantes do curso de moda do Senac-RS criaram looks comestíveis produzidos com peças feitas de chocolate. Os visuais incorporam referências da moda atual, como volumes, sobreposições, babados e acessórios, todos feitos com a excêntrica mistura de tecidos e cacau. Os modelos serão apresentados em um evento específico durante a semana de Páscoa na cidade de Gramado. As peças são feitas com uma base de arame revestida de tecido.Depois, vem o banho de chocolate, que aumenta em até 300% o peso da roupa e a deixa bem rígida. “As modelos não vestem a peça, elas entram nela”, explica Weiss.




Para esse desfile tem até vestido de noiva, feito com detalhes em renda de chocolate e foi o modelo mais trabalhoso pois conta com detalhes e acessórios totalmente cobertos por chocolate. A peça pesa 5 kg e, depois do banho de chocolate, passa a ter 15 kg. Como manda o figurino, a noiva traz um buquê de flores (de chocolate, claro). “Ficou combinado que a modelo iria jogar o buquê para o público no fim do desfile, mas eu fiquei com medo por causa do peso”, conta Weiss, depois de revelar que o adereço tinha 3 kg de chocolate.
Para driblar o calor, a saída foi confeccionar as peças e realizar o desfile com os aparelhos de ar condicionado a todo vapor…






Como explica Márcio Weiss, produtor do evento e coordenador do curso de moda do Senac-RS, foi necessário fazer vários testes para analisar o comportamento do chocolate em altas temperaturas, espaços abertos e em constante contato com o calor do corpo para encontrar a maneira certa de trabalhar com a guloseima. "O próximo passo foi criar a coleção e colocar o trabalho em prática", afirmou.


Todo o processo de confecção das peças foi realizado em ambientes climatizados e permaneceram sob refrigeração até o final do desfile para garantir a conservação das peças. Cerca de 14 looks foram confeccionados, mas, segundo Weiss, o material é muito adaptável e permite a montagem de até 50 peças. 





A equipe teve trabalho, pois os 30 minutos que os figurinos passaram fora do ambiente climatizado no dia do primeiro desfile fizeram algumas pedaços das peças se derreteram. Fora que parte de outras foram comidas pelas modelos depois do desfile.


Um comentário:

  1. Simplismente incrível! Une 2 coisas que amo: moda e chocolate. É incrível até aonde chega a criatividade humana e como as criações podem superar as expectativas. Obrigada por dividir posts como esses...seu blog é lindo e realmente veio para agregar. Beijos!

    ResponderExcluir